BNDES já tem Política de Compras Sustentáveis

O BNDES já disponibilizou em seu site a Política de Compras Sustentáveis que deverá nortear os novos critérios de compras. Registramos aqui os princípios adotados para o compartilhamento de todos.

A Política de Compras Sustentáveis do BNDES tem como objetivo promover a adoção de critérios de sustentabilidade social e ambiental, associados aos econômico-financeiros, no processo de aquisição de bens e contratação de serviços por parte do BNDES.

Além de valorizar o planejamento e a eficiência na utilização de recursos, a política impulsiona os esforços do Banco em estimular a adoção de práticas sustentáveis entre seus fornecedores, ampliando assim os benefícios a toda a sociedade.

Princípios

  • Eficiência na utilização dos recursos, reduzindo-os, reutilizando-os e reciclando-os, minimizando a necessidade de aquisição de bens e de contratação de serviços.
  • Planejamento da aquisição de bens e serviços como instrumento essencial ao desenvolvimento sustentável.
  • Disseminação dos conceitos e práticas de sustentabilidade na sociedade brasileira.

Diretrizes

  • Fundamentar as decisões de compra em uma visão de longo prazo e que integre as necessidades de todas as unidades fundamentais do Sistema BNDES.
  • Examinar, sempre que possível, no momento de demanda das contratações, o Ciclo de Vida dos objetos a serem contratados, procurando identificar o seu impacto socioambiental no transcurso de sua existência, compreendida desde o momento da extração do recurso natural até o descarte final.
  • Incluir, sempre que possível, critérios objetivos de sustentabilidade social e ambiental, inclusive aqueles contidos em certificação de instituições de reconhecida credibilidade no Termo de Referência, Projeto Básico ou outro documento que inicie processos de licitação ou contratação direta realizados pelo BNDES.
  • Promover programas para conscientizar os prestadores de serviço, condomínios dos edifícios do Sistema BNDES e demais parceiros sobre a importância da adoção de critérios de sustentabilidade social e ambiental em suas atividades.
  • Desenvolver parcerias com outras organizações objetivando a articulação para compras sustentáveis compartilhadas.
  • Compartilhar experiências em compras sustentáveis com outras organizações, buscando o contínuo aprimoramento das práticas relacionadas ao tema.
  • Capacitar os empregados do Sistema BNDES envolvidos nos procedimentos de aquisição de bens ou contratação de serviços para que se mantenham atualizados e informados sobre o tema “compras sustentáveis”.
  • Implantar programas de conscientização ambiental voltados aos funcionários do Sistema BNDES, buscando o comprometimento de cada um com o consumo sustentável.
  • Incluir, sempre que possível, penalidades específicas aos contratados, em caso de descumprimento por estes das especificações técnicas amparadas no conceito de sustentabilidade.
  • Acompanhar e manter sistematizadas publicações de novos dispositivos jurídicos relacionados às compras públicas sustentáveis.
  • Cooperar com as entidades governamentais e da sociedade civil buscando o desenvolvimento de práticas sustentáveis na sociedade brasileira.

Para tornar efetivos os princípios e diretrizes da Política de Compras Sustentáveis, o BNDES traçou como estratégias como o estabelecimento e implementação de planos de ação, com objetivos e metas; e a manutenção de um guia prático de compras sustentáveis, dentre outras.

Fonte: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/BNDES_Transparente/Responsabilidade_Social_e_Ambiental/politica_compras.html

Facebook Comments

0 Comments

Leave A Reply

You must be logged in to post a comment.