BS 8903 – Princípios e fundamentos para compras sustentáveis

A Norma BS 8903 desde o ano de 2010 já estabelecia os princípios e fundamentos para habilitar compradores à uma compra sustentável.

BS 8903 -capa

A organização britânica de normas BSI (British Standards Institute) lançou em 31.08.2010 um guia de procedimentos para habilitar e fundamentar uma política de compras sustentáveis, aplicável em qualquer tipo de organização. 

Denominada BS 8903:2010  contém os princípios e fundamentos para se realizar uma compra, com orientações e recomendações  destinadas aos stakeholders de uma organização engajados na estratégia de responsabilidade socioambiental.

Apesar de não conter especificações técnicas a serem cumpridas e nem códigos de práticas,  a BS 8903 dá as orientações detalhadas a serem aplicadas em todas as etapas do processo de compras,  o que a torna extremamente fácil de ser aprendida e podendo ser colocada na prática por qualquer pessoa que seja responsável pelas aquisições de qualquer tipo de produto, serviço ou obra. 

Precisamos cada vez mais valorizar e incentivar essas práticas de gestão nas organizações para poder promover os esforços de combate  ao trabalho escravo e infantil, infelizmente ainda acontecendo por aqui e combater as agressões ao meio ambiente provocadas pela produção inconsequente e irresponsável. 

Melhorando a sua cadeia de fornecimento impondo requerimentos de sustentabilidade nas suas compras, o comprador vai incentivar cada vez seus fornecedores a uma avaliação das práticas sociais e ambientais próprias e também  de seus fornecedores criando-se assim  um circulo virtuoso na produção sustentável, que hoje ainda é uma utopia frente à realidade que vivemos, mas factível se todos fizerem.

A BS 8903  utiliza três elementos chaves para que seja implementada: os fundamentos, os habilitadores e o processo de aquisição.

São graficamente apresentados numa roda para simplificar a transmissão  do conhecimento.

8903-001

Os fundamentos estão relacionados aos dirigentes da organização, à política estratégica para a sustentabilidade e à estratégia de compras

Os habilitadores estão relacionados à governança e liderança, aos riscos e oportunidades, às pessoas envolvidas, ao compromisso e à medição.

O processo de aquisição  que é a rotina do dia a dia, é didaticamente apresentado em 7 passos:

  • —Identificar necessidade de negócio
  • —Definir estratégia de abastecimento
  • —Identificar oferta e fornecedores
  • —Avaliar e adjudicar
  • —Implementar
  • —Gerenciar   desempenho e relação
  • Rever e aprender

Como podem observar se trata de um guia importante e muito simples para se aplicar nos processos de compras. Nada que um comprador desconheça e que um leigo não possa conhecer e aplicar. Em nosso treinamento, além de adotarmos uma visão holística, utilizamos os conceitos e fundamentos da  BS 8903 com os olhos à nossa realidade, o que garante ao  interessado o conhecimento necessário para ajudar suas organizações a promoverem as compras com requisitos de sustentabilidade.

Facebook Comments