Compra Sustentável

 

O QUE É UMA COMPRA SUSTENTÁVEL?

Lembrando sempre que os pilares básicos da sustentabilidade são  formados por ações e atitudes ambientalmente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas, eticamente corretas e culturalmente diversas, veremos que uma compra sustentável é uma aquisição que fazemos levando em consideração essas questões nos produtos e serviços que estamos adquirindo ou contratando. É a adoção de critérios ambientais, sociais e econômicos nessas aquisições.

Uma compra consciente quanto ao seu consumo e descarte também é considerada sustentável. Portanto, procurar produtos sustentáveis ou serviços que tenham responsabilidade ambiental ou social nos seus aspectos torna-se assim, uma atitude importante e primordial  para se realizar uma compra sustentável. 

Porque Compra Sustentável?

A importância das compras sustentáveis é fundamental para fomentar a criação de uma rede de fornecedores e compradores preocupados em atender a crescente busca da responsabilidade e sustentabilidade pelos consumidores.

A porta de entrada de tudo que consumimos vem pelas compras que efetuamos. Na medida em que se estabelecem requerimentos de sustentabilidade nas aquisições que fazemos, seja na empresa que trabalhamos ou em nossas casas, se inicia um circulo virtuoso que envolve todo o ciclo de vida de um produto e se completa com a indústria, o comércio ou serviço.

Todos esses agentes passam a ter a obrigação de incluir esses requerimentos para atender a demanda e também passarão a cobrar a contrapartida em seus fornecedores. A indústria em seus insumos para fabricação, o comércio em seus produtos para venda e a empresa na prestação de seu serviço. Todos envolvidos em produtos e serviços sustentáveis formará uma cadeia cujo elo final, os consumidores dando o descarte correto, se fecha num circulo de conscientização necessária que vai  sustentar todos os pilares da sustentabilidade.

Facebook Comments