Forum Global

Forum Global

As organizações despendem de 40 a 80% da receita na sua cadeia de fornecimento. Naturalmente, o que uma empresa compra, e como compra, tem impactos na sustentabilidade, seja econômicos, ambientais ou sociais. Desta maneira, em que o tema da sustentabilidade e a responsabilidade social das organizações assume uma importância cada vez maior nas políticas e estratégias das organizações, as compras sustentáveis passam a desempenhar um papel significativo e incontornável.

Atendendo a uma demanda do mercado sobre como incorporar a sustentabilidade nos processos de compras das organizações, a ISO desenvolve a norma ISO 20400, cuja publicação está prevista para o início de 2017.

A ISO 20400 fornece orientações para as organizações implementarem as compras sustentáveis de maneira eficaz, pragmática, consistente e eficiente. A norma é aplicável a organizações de qualquer porte, públicas ou privadas, de qualquer setor e não substitui a legislação nem os compromissos éticos e políticos para as atividades de compra.

A norma ISO 20400 dá orientações (isto é, não contém requisitos, só recomendações) e ajuda a compreender o que são compras sustentáveis. Aborda as Compras sustentáveis na sua dimensão política e estratégica, ao nível da organização e no próprio processo de compras e fornece orientações para implementa-las em termos práticos.

fonte:http://sustainableprocurement.net/

Facebook Comments

0 Comments

Leave A Reply

You must be logged in to post a comment.