Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Gerenciamento de Resíduos 

Mais relacionado à  gestão e logística dos resíduos industriais, o gerenciamento de resíduos resultantes dos processos industriais e envolve desde o recolhimento do resíduo, armazenamento até o tratamento na destinação final. Normalmente são resultados  de projetos específicos para a indústria.

Incineração

Destinados à destruição dos resíduos como lixo hospitalar, laboratórios químicos, drogas e entorpecentes e outros resíduos da industria que não podem ser reciclados ou reaproveitados como alimentos, remédios e outros produtos com validade vencida.

Co-processamento

É um processo de utilizado também no tratamento de resíduos industriais sólidos e pastosos onde os resíduos são  incinerados em fornos de alta temperatura das industrias de cimento como energia alternativa para esses fornos, substituindo outros combustíveis. Neste processo há uma mistura de diversos resíduos para se obter uma composição que atenda aos padrões da indústria do cimento e das normas ambientais permitindo a dispersão desses produtos sem prejudicar o meio ambiente.

Biomassa

A biomassa é um produto obtido a partir de compactação de resíduos vegetais, como as cascas, bagaço de cana, serragem e outros e são  muito utilizados como combustível alternativo em caldeiras, fornos de padaria, lareiras etc.

Esterilização

A esterilização processada por autoclaves é utilizado para o tratamento  de resíduos oriundos dos serviços de saúde, com o objetivo de eliminar pela alta temperatura os microorganismos presentes.

Remediação de solo

Processo resultado de implementação de medidas  de saneamento da área contaminada, contenção ou isolamento dos agentes contaminantes.

 

Facebook Comments