Futura Norma ISO/PC 277 para compras sustentáveis

 

 

 

 

 

ISO/PC 277 Sustainable purchasing

A primeira reunião sobre a futura norma ISO para Compras Sustentáveis foi realizada em Paris em 23 e 24 de setembro 2013. Conhecida como PC 277 Compras Sustentáveis , o objetivo desta norma é o de apoiar as empresas para  integrar as questões ambientais e sociais dentro do processo de compra.

Essa reunião, sob o comando das organizações de padrões da França ( AFNOR) e  do Brasil (ABNT)  estabeleceram  um comitê técnico para desenvolver esta nova norma internacional ISO . Outros vinte e dois países já se inscreveram para participar.

Nos últimos anos as grandes empresas multinacionais  começaram a implementar compras responsáveis ou programas de compras sustentáveis. A futura norma ISO irá aumentar o valor dessas práticas essenciais de gestão emergentes.

Ela também irá ajudar a diferenciar entre os programas que são verdadeiros para os esforços de combate às questões ambientais,  de direitos humanos ou problemas de corrupção na cadeia de abastecimento entre aqueles que são mera fachada.  Além disso, também vai incentivar outras organizações para lançar programas semelhantes, beneficiando-se de imediato com a experiência dos pioneiros e especialistas nessa questão.

Com certeza essa nova norma ISO irá trazer um valor muito além da aquisição para a comunidade de compra, ajudando a disseminar práticas de responsabilidade social e ambiental  em toda a cadeia de abastecimento em  toda a economia.

Hoje as grandes empresas já são pressionados por ONGs, acionistas, investidores e reguladores para implementar práticas sustentáveis. Mas elas são apenas a ponta do iceberg. A grande maioria das outras empresas são pequenas e médias empresas e as compras sustentáveis deverá abranger a todas pois vai criar uma alavanca não só através de cadeias de fornecimento e como também através de relacionamentos entre compradores.

A futura Norma ISO deverá também incentivar os compradores a avaliar as práticas ambientais e sociais de seus fornecedores, antes de ser responsabilizado em relação a eles, podendo criar novas exigências de negociação esclarecendo e definindo as prioridades para as compras.

A próxima reunião da ISO/PC 277 Compras Sustentáveis será em fevereiro aqui no Brasil, em Foz do Iguaçu-PR e torcemos para que sejam definidos os princípios gerais sobre a normatização para que em poucos anos tenhamos a norma definitivamente implementada.

Facebook Comments