Norma BS 8903:2010

As compras sustentáveis cada vez mais estão sendo objeto de estudos e interesse das organizações em todo mundo, tanto que há estudos para a criação de uma norma ISO em futuro próximo. A Norma ISO de Compras Sustentáveis, pretende ser um avanço ou evolução em relação à atual Norma ISO 26000 e o comitê organizador para elaboração dessa norma deve levar ainda alguns anos para determinar as diretrizes.

Entretanto hoje temos uma  norma britânica que fornece informações práticas que ajudam as organizações, tanto públicas como privadas  a implementação das compras sustentáveis.

Conhecida como BS 8903:2010, foi lançada pelo The British Standard Institute em agosto de 2010. Na realidade não se trata de uma norma mas de um guia com orientações  para ajudar as organizações a avaliar a extensão e eficácia da sua atividade de aquisições sustentáveis. Os princípios estabelecidos na BS 8903 são aplicáveis a ambas as organizações tanto do setor público como privado. No entanto, os compradores do setor público devem cumprir as determinações relativas à Lei 8666/1993,  que rege as licitações, com as aplicações do Decreto 7746/2012 que permite a adoção de critérios e práticas de sustentabilidade nas aquisições públicas.

A BS 8903 é bem simples e fornece orientação detalhada em todas as fases do processo de aquisição e é aplicável para pessoas físicas e pequenas e grandes organizações, responsáveis pela compra ou solicitação de qualquer forma de bens, obras ou serviços, independentemente do setor. Em nosso treinamento utilizamos como base o conteúdo da BS 8903, além de muitas outras informações e temas não contemplados pela norma.

Veja aqui no site mais aqui informações sobre a BS 8903. 

Facebook Comments