PLS – Plano de Gestão de Logística Sustentável

PLS – Plano de Gestão de Logística Sustentável

Com publicação da Instrução Normativa  nº 10  todos os órgãos  da administração pública federal direta, autarquias, secretarias, fundações e  empresas estatais dependentes têm até o dia 14 de dezembro para constituir a sua Comissão Gestora dos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS).  O prazo é pequeno e está se esgotando, pois o Decreto foi publicado no DOU em 14 de novembro, com prazo previsto de 30 dias para a implementação. 

Conforme a Instrução Normativa, essa comissão  deve ser formada por três  servidores, com as funções de elaborar em suas unidade o PLS e implementar as práticas de sustentabilidade, como a coleta seletiva do lixo, adotar as compras sustentáveis, promover economia e racionalização dos gastos públicos praticando o consumo sustentável. Devem também fazer o inventário de todos os bens e produtos de suas unidades para substituir por outros similares com menor impacto ambiental.

Pelo que  vimos mostrando aqui no site a grande maioria dos órgãos não tem qualquer informação ambiental em seus portais na internet, sendo este Decreto de extrema importância para que os servidores, por pressão, agora venham a fazer a lição ambiental de casa, adotando as boas praticas da sustentabilidade. Agora todos as unidades terão de criar suas comissões, desenvolver as atividades sustentáveis e  divulgá-los em suas páginas da internet.O prazo determinado na IN 10 para a instalação e publicação nos portais dos órgãos e entidades é dia 13 de maio de 2013.

O Decreto 7746/12 já previa a criação da CISAP, que é a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública, formados por vários ministérios, o Ministério Público e a CGU com o objetivo de desenvolver e implementar os critérios, práticas e ações de sustentabilidade em todas as unidades no âmbito da administração federal.

Facebook Comments