17 de Maio – Dia Mundial da Reciclagem

  • Dia Mundial da Reciclagem

No dia em que se comemora  mundialmente o dia da reciclagem, temos muito pouco a comemorar. Apesar dos avanços na legislação com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, ainda  caminhamos a passos de tartaruga, tanto como cidadão, como comunidade e como povo. Claro que houve avanço enorme, mas verificando o quanto no momento presente é reciclado e quanto é o objetivo a se alcançar, vemos que há uma enorme distncia a ser percorrida.

Falta educação para a reciclagem, falta qualificação de profissionais para implantarem os projetos, falta determinação política dos nossos governantes, falta interesse das indústria, do comércio, dos serviços. Enfim faltam muitas coisas para se comemorar este dia,  que deveria inclusive ser mais divulgado. Apenas vemos ações isoladas de alguns organismos e empresas que se dedicam ao assunto e ao processo de reciclagem de forma sistemática. Ainda temos muito pouco resíduo sólido sendo reciclado.

As empresas de reciclagem que fazem um excelente trabalho e contam com o trabalho árduo dos catadores se limitam a reciclar apenas os produtos com maior aceitação no mercado. Faltam incentivos para que as indústrias se conscientizem de que devem caminhar já para a logística reversa de seus produtos e ampliar o percentual de reciclagem. A logística reversa é um processo que encarece o preço final do produto e nossos governantes e legisladores deveriam criar mais incentivos para que seja mantido o equilíbrio financeiro dos negócios.

Nas grandes cidades, maiores geradores de resíduo sólido, não vemos iniciativas para se criar uma política de governo voltada para a reciclagem, nem para a coleta seletiva, mesmo sabendo que a Lei 12305/2010 imporá  a eles em futuro próximo o peso do ônus em não obterem financiamentos federais.  Que a lei seja dura e não se prorrogue prazos para a implantação definitiva da reciclagem.

Facebook Comments