20 de Agosto – Earth Overshoot Day

20 de agosto é o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), marcando a data em que a humanidade esgotou o orçamento da natureza para o ano, passando a operar no vermelho.

Como diz o site Global Footprint Network (http://www.footprintnetwork.org), estamos operando no cheque especial. Para o resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico, esgotando estoques de recursos locais e aumentando acumulação de dióxido de carbono na atmosfera.

Assim como um extrato bancário faixas de renda contra os gastos, o Global Footprint Network mede a demanda da humanidade e a oferta de recursos naturais e serviços ecológicos. E os dados são preocupantes , pois o Global Footprint Network estima que em aproximadamente oito meses, exigimos mais recursos renováveis e C02  do que o planeta pode fornecer durante um ano inteiro.

Em 1993 , o Earth Overshoot Day , calculou a data aproximada do nosso consumo de recursos para um determinado ano exceder a capacidade do planeta de repor e caiu no dia 21 de outubro . Passados 10 anos e em 2003, Overshoot Day foi em 22 de setembro. Dadas as tendências atuais de consumo, uma coisa é clara: Overshoot Day da Terra chegará alguns dias mais cedo a cada ano.

Overshoot Day da Terra, um conceito originalmente desenvolvido pela Global Footprint , é o marcador anual de quando começamos a viver acima das nossas possibilidades em um determinado ano. Embora apenas uma estimativa aproximada de tempo e recursos tendências, Earth Overshoot Day é o mais perto que a ciência pode ser para medir a diferença entre a nossa demanda por recursos e serviços ecológicos e o quanto o planeta pode oferecer.

Earth Overshoot Day

 O custo  ecológico

 Durante a maior parte da história, a humanidade tem utilizado os recursos da natureza para construir cidades e estradas, para fornecer alimentos e criação de produtos , e para absorver a nossa dióxido de carbono a uma taxa que estava bem dentro do orçamento da Terra. Mas, em meados dos anos 1970, cruzamos um limiar crítico: Consumo humano começou a ultrapassar o que o planeta poderia se reproduzir.

De acordo com cálculos da Global Footprint Network, a nossa demanda por recursos ecológicos renováveis e os serviços que eles fornecem é agora equivalente ao de mais de 1,5 vezes do nosso Planeta Terra. Os dados mostram o caminho certo para requerer os recursos de dois planetas bem antes de meados do século.

O fato de que estamos usando, ou ” gastando ” o nosso capital natural mais rápido do que ele pode repor é semelhante a ter gastos que excedam continuamente renda. Em termos planetários, os custos de nosso excesso ecológico estão se tornando mais evidente a cada dia. Mudança do clima resultado de gases do efeito estufa sendo emitidos mais rápido do que pode ser absorvido pelas florestas e oceanos, é o resultado mais óbvio e, possivelmente, pressionando. Mas há outros, encolhimento das florestas, perda de espécies, o colapso da pesca, os preços das commodities e os distúrbios civis, só para citar alguns. As crises ambiental e econômica que estamos vivenciando são sintomas de uma catástrofe iminente. A humanidade está simplesmente usando mais do que o planeta pode oferecer.

Fonte: http://www.footprintnetwork.org

Facebook Comments