• Dia Mundia da Diversidade Cultural

    Dia Mundia da Diversidade Cultural

    Dia Mundia da Diversidade Cultural

21 de Maio – Dia Mundial da Diversidade Cultural

21 de maio é celebrado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, evento promovido pela UNESCO dando seguimento à adoção da Declaração Universal da Diversidade Cultural, em novembro de 2001 e pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução 57/249. A data serve para promover mais diálogo entre culturas e povos e o respeito às diferenças pois a diversidade cultural é um dos pilares da sustentabilidade.

Nesta data, a UNESCO mobiliza os governos e a sociedade para o reconhecimento da importância da cultura e da diversidade cultural como fatores impulsionadores do desenvolvimento sustentável. Também chama a atenção para o poder que a cultura tem de acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a serem alcançados até 2015.

Este dia  é uma oportunidade para se aprofundar na compreensão sobre os valores da diversidade cultural e para se aprender melhor sobre como “viver juntos” em harmonia. É por esta razão que a UNESCO apela a seus Estados Membros, assim como à sociedade civil a celebrar este Dia Mundial por meio do envolvimento do maior número possível de parceiros.

Segundo a UNESCO, a diversidade é uma fonte de força e de unidade. A agência da ONU também lembrou que o tema é um dos desafios mais importantes para muitas sociedades atualmente.
Facebook Comments