Tecnologia da Informação e Comunicação

PRODUTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Apesar de não haver obrigatoriedade para o descarte correto dos produtos que fabricam, assunto ainda objeto de discussão no GTT em Brasilia, mostramos abaixo as empresas que já se anteciparam ao cumprimento da PNRS.

 

Xerox Brasil

A empresa disponibiliza a informação na página inicial. Possui política de recolhimento em todo o Brasil, mas apenas dos consumíveis das impressoras, onde faz o recolhimento e destinação correta das carcaças usadas. Faz o recolhimento a partir de 100 carcaças. Bonifica a cada 50 carcaças devolvidas com outro novo. Não informa sobre o programa de descarte dos demais produtos como as impressoras.

http://www.xerox.com/index/ptbr.html

http://www.xerox.com/about-xerox/recycling/ptbr.html

Lexmark Brasil   

A empresa disponibiliza a informação na página inicial. Possui programa ambiental de recolhimento em todo o Brasil, mas apenas dos consumíveis das impressoras, onde faz o recolhimento e destinação correta das carcaças usadas. O programa oferece bonificação a cada 25 carcaças devolvidas dando outro em troca. Não informa sobre o programa de descarte dos demais produtos como as impressoras.

http://www1.lexmark.com/pt_BR/

http://www.partner.lexmark.com.br/P_Planeta/Inst_pt/pl_Home.aspx

Okidata Brasil  

A site da empresa disponibiliza a informação na página inicial. Possui programa ambiental de recolhimento em todo o Brasil,  onde faz o recolhimento e destinação correta das carcaças usadas, das impressoras partes e peças obsoletas. O programa de recolhimento de toner oferece bonificação a cada 30 carcaças devolvidas dando outro em troca. Na página de sustentabilidade oferece informações sobre o processo de reciclagem.

http://www.okidata.com/port/html/nf/Home.html

http://www.sustentabilidadeoki.com.br/

http://www.sustentabilidadeoki.com.br/index.asp?area=PoliticaAmb

Dell Brasil   

O site da empresa disponibiliza na sua página inicial as informações sobre sua política ambiental destinada ao recolhimento dos produtos inservíveis de sua marca comercializados aqui no Brasil, oferecendo reciclagem grátis até para clientes domésticos. Basta preencher os dados solicitados que a empresa retira no endereço do cliente.

http://www.dell.com.br/

http://content.dell.com/br/pt/corp/d/corp-comm/earth-dell-recycling.aspx

http://support.dell.com/support/topics/topic.aspx/la/shared/support/recycling/pt/global_recycling?c=br&l=pt&s=gen

HP Brasil  

Possui política de recolhimento apenas dos consumíveis de impressoras como cartuchos de tinta e toner, onde faz o recolhimento para destinação correta dessas carcaças usadas. Oferece duas opções sendo a primeira a devolução nas lojas de varejo relacionadas e a outra informa que retira acima de 5 unidades. Não disponibiliza informações  sobre o descarte dos demais produtos como impressoras, notebooks, computadores, servidores.

http://www8.hp.com/br/pt/home.html

http://www.hp.com/latam/br/reciclar/index.html#tab_4

http://www8.hp.com/br/pt/hp-information/environment/index.html

http://www.youtube.com/watch?v=weOdWbQkWHM

Fujitsu do Brasil 

O site da empresa fabricante de servidores e scanners disponibiliza na sua página inicial as informações sobre sua política ambiental corporativa e  a destinada ao recolhimento dos produtos inservíveis de sua marca comercializados aqui no Brasil, sendo necessário entrar em contato para obter as informações para o descarte. Não informa se retira o seu material inservível.

http://www.fujitsu.com/br/environment/

http://www.fujitsu.com/br/environment/equipmentdiscard/

Samsung Brasil

Não informa no site brasileiro qualquer referência a programa ambiental de recolhimento das carcaças dos produtos (televisores, geladeiras, celulares, impressoras, notebooks, monitores, etc) que comercializa no Brasil. Entretanto possui o programa em diversos países, conforme pode ser verificado no mapa do site internacional.

http://www.samsung.com/br/aboutsamsung/citizenship/oursustainabilityreports.html

http://www.samsung.com/br/aboutsamsung/citizenship/environment.html

http://www.samsung.com/us/aboutsamsung/sustainability/environment/takebackrecycling/takebackrecyclingprograms.html

Obs.:Possui programa de recolhimento de toner em mais de 27 países, mas aqui no Brasil não.

http://www.samsung.com/printer/star/

LG Eletronics  

Não informa no site brasileiro qualquer referência a programa ambiental de recolhimento das carcaças dos produtos (televisores, geladeiras, celulares,  notebooks, monitores, etc) que comercializa no Brasil. Entretanto possui o programa em vários países.

http://www.lgrecyclingprogram.com/

http://www.lgrecyclingprogram.com/program.html

NEC do BRASIL

Empresa fabricante de equipamentos de telefonia, infraestrutura e comunicações não informa em sua pagina ambiental as ações para o descarte de seus produtos inservíveis.

http://br.nec.com/pt_BR/about/environment/index.html

Oracle Brasil

Possui informações sobre meio ambiente apenas no site da matriz, nos EUA. No site brasileiro não há qualquer informação a respeito do recolhimento dos seus produtos, nem tão pouco sobre meio ambiente.

http://www.oracle.com/us/products/applications/green/061929.html?origref=http://www.oracle.com/us/corporate/citizenship/environment/products/index.html

IBM Brasil

Não informa no site se possui programa de recolhimento dos produtos que comercializam e geram resíduos, mas informa “desenvolver, produzir e comercializar produtos seguros em suas finalidades, eficientes no uso de energia, seguros ao meio ambiente e que possam ser reutilizados, reciclados ou dispostos com segurança”. Na página americana sobre retorno para reciclagem remete à pagina brasileira informando o programa de coleta e reciclagem apenas de baterias.

http://www.ibm.com/br/pt/

http://www.ibm.com/br/ibm/environment/

http://www.ibm.com/ibm/recycle/br/index.shtml

Sony   

A Sony tem um programa de coleta de pilhas e baterias. Todo o material, recolhido nas lojas, assistências técnicas e pontos de coleta, é separado e encaminhado à destinação  ambientalmente correta. Não informa de ações similares para os demais produtos que comercializam no Brasil (Notebooks, câmeras, televisores, DVD, home-theater)

http://poweredbyu.sony.com.br/meioambiente/

http://poweredbyu.sony.com.br/meioambiente/descarteconsciente/

Lenovo

O site da empresa disponibiliza na sua página inicial as informações sobre sua política ambiental destinada ao recolhimento dos produtos inservíveis de sua marca comercializados aqui no Brasil,  onde faz o recolhimento para  destinação correta, fornecendo um canal especifico para auxiliar o cliente no descarte. Adiciona informações sobre o compromisso da empresa com a sustentabilidade no desenvolvimento de produtos verdes.

http://www.lenovo.com/br/pt/

http://www.lenovo.com/social_responsibility/br/pt/environment.html

Apple   

Informa no site brasileiro as ações de seu programa ambiental e de recolhimento das carcaças dos produtos que comercializa no Brasil (computadores de mesa, notebooks, ipods, celulares).

http://www.apple.com/br/

http://www.apple.com/br/environment/

http://www.apple.com/environment/

Acer 

Não há informação no site brasileiro com referência a programa ambiental dos produtos que comercializa no Brasil ( notebooks e tablets). Entretanto o site internacional do grupo revela as políticas adotadas nas nações da Europa, Canadá, EUA, Japão e Índia.

http://br.acer.com/ac/pt/BR/content/home

http://www.acer-group.com/public/Sustainability/environment/products-3.htm

http://www.acer-group.com/public/Sustainability/environment/overview.htm

Nokia  

Informação sobre programa ambiental encontrada somente na página de suporte para solução de problemas. Possui programa ambiental de recolhimento em todo o Brasil. Faz o recolhimento e destinação correta das seus produtos fora de uso, possuindo um canal especifico para auxiliar o cliente no descarte, orientando a escolha a melhor forma de devolução. Recicla também o antigo carregador, acessórios e baterias.

http://www.nokia.com/br-pt/

http://www.nokia.com/br-pt/suporte/solucao-de-problemas/

http://www.nokia.com/br-pt/suporte/reciclagem/?view=detail

Itautec   

A informação sobre sustentabilidade está logo na home Page, direcionando para as ações da empresa em seu programa de sustentabilidade, com informações relacionadas à política ambiental, TI verde e centros de reciclagem. A empresa produz e comercializa computadores e atms bancários e fornece todas as informações para o recolhimento do seu produto inservível que deve ser enviado para as filiais da empresa.

http://www.itautec.com.br/pt-br/sustentabilidade

http://www.itautec.com.br/pt-br/sustentabilidade/ti-verde/centro-de-reciclagem

http://www.itautec.com.br/pt-br/sustentabilidade/ti-verde/como-reciclar-seu-computador

http://www.itautec.com.br/pt-br/noticias/2012/02/14/programa-de-reciclagem-de-residuos-eletronicos-da-itautec-encerra-2011-com-resultado-recorde

Positivo

A empresa fabricante de computadores, notebooks e tablet possui programa ambiental voltado ao descarte e reciclagem de seus produtos inservíveis, disponibilizando telefone gratuito para orientar a retirada em todo o Brasil do seu produto inservível, que deve ser encaminhado para a rede de assistências técnica, onde é encaminhado para o seu centro de reciclagem.

http://www.positivoinformatica.com.br/tiverde/

http://www.positivoinformatica.com.br/tiverde/downloads/gcc.pdf

Diebold

No site brasileiro da empresa há uma página relacionada à responsabilidade ambiental sem determinar especificamente às ações referentes ao recolhimento e descarte dos seus produtos inservíveis. São produzidos e comercializados pela Diebold terminais de auto-atendimento, estações, servidores, quiosques e atm’s bancários com ou sem uso de impressoras.

http://www.diebold.com.br/ResponsabilidadeSociambientalPoliticaAmbiental.aspx

Technicolor (Thonson Multimídia)

No site da empresa fabricante de modens não há informação sobre política ambiental e não menciona ações referente a coleta e  reciclagem de seus produtos.

http://www.speedtouch.com.br/

Zebra

No site da empresa fabricante de impressoras térmicas e fiscais não há informação sobre política ambiental e não menciona ações referente a coleta e  reciclagem de seus produtos.

http://zebra.com.br/

Brother

No site  da brasileiro da empresa que comercializa diversos produtos da linha de impressoras, maquinas de costura e rotuladores  não há qualquer informação sobre programa de recolhimento para descarte. A página de política ambiental se refere a ações corporativas.

No sites global Brother Earth há  várias páginas destinadas ao meio ambiente com programas de reciclagem e informa algumas localidades com reciclagem de seus produtos, não mencionando o Brasil.

http://www.brother.com.br/site/politica-ambiental/

http://www.brother.com.br/site/conservacao-ambiental/

http://www.brotherearth.com/en/http://www.brother-usa.com/environment/#.UD1dosFlSI5

Bematec

No site da empresa fabricante de impressoras térmicas e fiscais, terminais de venda e de auto- atendimento e de sistema de gestão,  não há informação sobre política ambiental e não menciona ações referente a coleta e  reciclagem de seus produtos.

http://www.bematech.com.br/

Urmet Daruma

No site da empresa com matriz na Itália, fabricante de impressoras térmicas e fiscais, terminais de venda e de auto- atendimento e impressoras,   há informação sobre certificação ambiental, mas não menciona ações referente a coleta e  reciclagem de seus produtos.

http://www.daruma.com.br/empresa.php

Epson

A empresa fabricante de impressoras, multifuncionais, scanner, projetores possui programa ambiental voltado ao descarte e reciclagem de seus produtos inservíveis, disponibilizando telefone gratuito para orientar a retirada em todo o Brasil do seu produto inservível, que deve ser encaminhado para os pontos de coleta, onde é encaminhado para o seu centro de reciclagem.

http://global.latin.epson.com/br/Coleta/Visao

http://global.latin.epson.com/Coleta/Epson-Brasil-pelo-Meio-Ambiente

http://global.latin.epson.com/Coleta/Sobre-o-programa

http://global.latin.epson.com/Coleta/Pontos-de-Coleta

Motorola

O site disponibiliza na sua página inicial as informações sobre sua política ambiental destinada ao recolhimento dos produtos inservíveis comercializados aqui no Brasil(celulares e baterias), , orientando o descarte em todo o Brasil do seu produto inservível, que deve ser encaminhado para os pontos de coleta, onde é posteriormente encaminhado para o seu centro de reciclagem.

http://responsibility.motorola.com/index.php/environment/products/recycling/htrmp/Brazil/

Cisco

No site da empresa fabricante de roteadores e switches, sistemas de vídeo e telefones,  não há informação sobre política ambiental e não menciona ações referente a coleta e  reciclagem de seus produtos no Brasil. A página do site referente a questão ambiental remete para a página gobal da empresa.

http://www.cisco.com/web/BR/sobre/sobre_cisco.html

http://www.cisco.com/en/US/hmpgs/index.html

http://www.cisco.com/web/about/citizenship/environment/index.html

Huawei  

No site  da brasileiro da empresa que comercializa diversos produtos da área de telecomunicações, celulares e tablets  não há qualquer informação sobre programa de recolhimento para descarte. A página de política ambiental se refere a ações corporativas.

http://www.huawei.com/br/index.htm

http://www.huawei.com/br/about-huawei/corporate-citizenship/environmental-protection/index.htm

AO

Possui programa ambiental de recolhimento em todo o Brasil,  onde faz o recolhimento e destinação correta e reciclagem de seus produtos fora de uso, possuindo um canal especifico para auxiliar o cliente no descarte através de ligação gratuita. Adiciona informações sobre o compromisso da empresa com a sustentabilidade na página institucional.

http://www.aoc.com.br/SustentabilidadeRespAmbiental.aspx

http://www.aoc.com.br/SustentabilidadeRespAmbiental_ProdutosVerdes.aspx

http://www.aoc.com.br/SustentabilidadeRespAmbiental_Reciclagem.aspx

CCE (Lenovo)

No site da empresa fabricante de acessórios de informática, notebooks , netbooks,  tablets , computadores, televisores e celulares  há informação sobre gestão ambiental corporativa e informa na página de suporte do site a iniciativa para a implantação de programa de coleta e reciclagem dos seus produtos inservíveis e relaciona os 3 postos iniciais de coleta.

http://www.cceinfo.com.br/empresa/

http://www.cceinfo.com.br/suporte/bio-cce

Multilaser

No site da empresa fabricante de  fabricante de produtos eletrônicos, telefonia celular, acessórios de informática, mídias e impressão  não há informação sobre política ambiental e não menciona ações referente a coleta e  reciclagem de seus produtos.

Megaware

No site da empresa fabricante de computadores e notebooks não há informação sobre política ambiental e não menciona ações referente a coleta e  reciclagem de seus produtos.

http://www.megaware.com.br/

Qbex

No site da empresa brasileira  fabricante de computadores não há informação sobre política ambiental e não menciona ações referente a coleta e  reciclagem de seus produtos.

http://www.qbex.com.br

Home Tec

No site da empresa fabricante subsidiária da chinesa KME, fabricante de computadores e acessórios e de vários produtos de informática não há informação sobre política ambiental e não menciona ações referente a coleta e  reciclagem de seus produtos.

http://www.hometechpc.com.br/site/

Date

No site da empresa brasileira, fabricante de computadores e acessórios, não há informação sobre política ambiental e não menciona ações referente a coleta e  reciclagem de seus produtos.

http://www.daten.com.br/

H.Buster

No site da empresa fabricante de televisores, notebooks e DVDs automotivos não há informação sobre política ambiental e não menciona ações referente a coleta e  reciclagem de seus produtos.

http://www.hbuster.com.br/

Facebook Comments