TRIBUNAIS DE JUSTIÇA ESTADUAIS

 

TRIBUNAIS DE JUSTIÇA ESTADUAIS

Levantamento a partir das páginas da internet de cada órgão, referentes às ações internas de sustentabilidade. Não há, ainda, registro de editais sustentáveis em nenhum deles. Faremos as atualizações sempre que elas ocorrerem ou nos informarem. 

TJ ACRE

O site do Tribunal não informa se existe programa ambiental.

http://www.tjac.jus.br/

 

TJ ALAGOAS

 O site do Tribunal não divulga ou destaca, nenhuma informação sobre Responsabilidade Ambiental, nem apresenta  relatórios de sustentabilidade.

http://www.tjal.jus.br/

 

TJ AMAPÁ

Divulga no site, projetos sobre consumo consciente, Coleta Seletiva, Ecocaneca, Educação Socioambiental, Coleta Seletiva Solidária. O Tribunal aderiu o A3P.

http://www.tjap.jus.br/portal/publicacoes/projetos-sociais/396-programa-tjap-responsavel-.html

 

TJ AMAZONAS

Informa em seu site que mantem um acordo de Cooperação Técnica para descarte do óleo lubrificante da frota do TJAM

http://www.tjam.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3125:acordo-de-cooperacao-tecnica-para-destinacao-ecologica-de-oleo-lubrificante&catid=418:ct-vemaqa-noticias&Itemid=498

 

TJ BAHIA

O site não possui programa ambiental, relatório e transparência em relação a sustentabilidade.

http://www5.tjba.jus.br/index.php

 

TJ CEARÁ

 O site não possui programa ambiental, relatório e transparência com relação a sustentabilidade.

http://www.tjce.jus.br/principal/default.asp

 

TJ DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS

Apenas noticiou em seu site, que criou o programa: A Gestão Ambientalmente Saudável, que incluirá práticas ecologicamente corretas no TJDFT.

http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2012/outubro/programa-viver-direito-tem-como-meta-permanente-uma-gestao-ambientalmente-saudavel

 

TJ ESPÍRITO SANTO

O site não possui programa ambiental, relatório e transparência em relação a sustentabilidade.

http://www.tjes.jus.br/

TJ GOIÁS

Possui Núcleo de Responsabilidade Ambiental da Secretaria de Gestão Estratégica do TJGO.  Realiza programa de treinamento da coleta seletiva e conscientiza os Servidores, Estagiários e Jovens Aprendizes  sobre a importância da reciclagem, desperdício e cuidados com o meio ambiente.

http://www.tjgo.jus.br/bw/?p=64827

 

TJ MARANHÃO

No site não informa se possui Comitê de Gestão ambiental,nem relatório de sustentabilidade.  mas divulga  um Guia Prático para Gestão de Gastos Públicos e Responsabilidade Ambiental a ser adotado pelos funcionários.

http://www.tjma.jus.br/tj/visualiza/sessao/2/publicacao/19256

http://gerenciador.tjma.jus.br/modulos/arquivos/arquivos_upload/publicacao/19256/20100520_20100514_guia_pratico_para_gestao_de_gastos_publicos_e_responsabilidade_ambiental.pdf

 

TJ MATO GROSSO

Em seu site, existe um anexo do Programa de Formulação Estratégica (Modelo CNJ 2010-2014) que envolve assuntos sobre Responsabilidade Social, com objetivo de criar ações que visem à educação socioambiental, promovendo práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente.

http://www.tjmt.jus.br/conteudo.aspx?idConteudo=18638

 

TJ MATO GROSSO DO SUL

 No site, encontram-se todas as informações e cuidados que esse Tribunal dispõe para com o meio ambiente, realizado pela Comissão de Gestão Ambiental, criada em 2009. Possui link específico onde constam as ações e projetos dedicados ao meio ambiente e sustentabilidade.

http://www.tjms.jus.br/projeto_ecogestao/

 

TJ MINAS GERAIS

 Apresenta em seu site, os cuidados com o meio ambiente. Promove campanhas de sustentabilidade e informam as atitudes sustentáveis, promovida pelo TJMG. Destaque para Biblioteca Sustentável e Glossário Ambiental.

http://www.tjmg.jus.br/sustentabilidade/index.html

http://www.tjmg.jus.br/sustentabilidade/biblioteca

http://www.tjmg.jus.br/sustentabilidade/glossario.html

 

TJ PARÁ

 O site destaca os cuidados com meio ambiente, sua adesão à A3P. Através da divulgação da Agenda Socioambiental  adotada pelo TJPA e diversas outras informações relevantes o site apresenta um link para o tema relacionado e os planos adotados.

http://www.tjpa.jus.br/agendaAmbiental

http://www.tjpa.jus.br/agendaAmbiental/docs/Regulamentacao_Coleta_Seletiva_TJPA_IX.pdf

 

TJ PARAÍBA

 O site não apresenta informações sobre gestão ambiental.

http://www.tjpb.jus.br/portal/page/portal/tj/home

 

TJ PERNAMBUCO

  No site do tribunal, em  `Normas Internas`, informa que foi criado uma portaria que institui o Programa de Sustentabilidade e cria o Comitê Gestor do Programa de Sustentabilidade Legal no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco, porém não informa se o mesmo é um programa ativo.

http://digital.tjpe.jus.br/cgi/om_isapi.dll?clientID=2015892673&PesqGlobal=meio%20ambiente&TipoNormas=&advquery=meio%20ambiente&infobase=normasinternas&record={119E26}&softpage=ref_doc

 

TJ PIAUÍ

 O tema em questão não aparece no site. Apenas destaca em uma de suas notícias, que o Tribunal estabelece divulgação de mensagens educativas englobando Meio Ambiente e Sustentabilidade.

http://www.tjpi.jus.br/site/modules/noticias/Noticia.mtw?id=1778

 

TJ PARANÁ

  O site principal não destaca gestão ambiental, porém o Tribunal, possui em site paralelo, voltado somente para Sustentabilidade e Meio Ambiente.

http://portal.tjpr.jus.br/web/gestaoambiental

 

TJ RIO DE JANEIRO

Uma das melhores apresentações sobre a sustentabilidade em órgão público. Destaca os programas socioambientais desenvolvidos pelo TJERJ, e informa que aderiu a A3P do Ministério do Meio Ambiente. Apresenta um clipping (inédito) em parceria com o MMA com as notícias publicadas na imprensa do Brasil relacionadas à questão ambiental. Nota 10. Falta apenas iniciar os editais de compras sustentáveis.

http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/projetosespeciais/gestao-ambiental/apresentacao

http://www.linearclipping.com.br/mma/m_005.asp

http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/legislacao/legislacao-ambiental

http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/projetosespeciais/gestao-ambiental/dicas-ambientais

 

TJ RIO GRANDE DO NORTE

 Não informa no site se existe Gestão Ambiental e se o TJRN divulga o relatório de sustentabilidade.

http://www.tjrn.jus.br

 

TJ RIO GRANDE DO SUL

Divulga em seu site, banner do Projeto “Petição 10 Sentença 10″. Porém não informa no site se possui Gestão Ambiental e Relatório de Sustentabilidade.

http://www.tjrs.jus.br/site/peticao10sentenca10/index.html

 

TJ RONDÔNIA

 O site não informa se o TJRO possui Gestão Ambiental e se elabora Relatórios de Sustentabilidade.

http://www.tjro.jus.br/

 

TJ RORAIMA

Não destaca no site, se existe Programa de Gestão Ambiental e se o TJRR divulga Relatórios de Sustentabilidade.

http://www.tjrr.jus.br/

 

TJ SANTA CATARINA

 O Tribunal divulga em  seu site, na aba Institucional, seu Planejamento Estratégico, onde destaca Responsabilidade Ambiental.  Porém não consta no site, Relatórios de Sustentabilidade.

http://www.tjsc.jus.br/institucional/assessorias/asplan/planejamento_estrategico.html

 

TJ SÃO PAULO

O site apenas destaca a Campanha de Conscientização Socioambiental.   Não informa se existe Relatório de Sustentabilidade, nem Gestão Ambiental interna. Por ser o maior tribunal estadual do país deveria ter uma meta muito ambiciosa para o controle dos seus resíduos sólidos, deixando a desejar, caso o faça, a não divulgação dessas atividades ambientais.

http://www.tjsp.jus.br/Institucional/CanaisComunicacao/CampanhaAmbiental/ImagemApresentacao.aspx

 

TJ SERGIPE

 Possui em seu site, o portal “Eu Ajudo o Planeta“, com ecodicas,  ações implantadas pelo TJSE e vasto conteúdo direcionado à Responsabilidade Ambiental. Divulga relatório de Sustentabilidade regularmente.

http://www.tjse.jus.br/euajudooplaneta/inicio

 

TJ TOCANTINS

Site não destaca o relatório de sustentabilidade, nem gestão ambiental. Apenas aparece  em Plano Estratégico o item Responsabilidade Socioambiental e o projeto TJ Sustentável.

http://www.tjto.jus.br/planoestrategico/

Facebook Comments