SUSTENTABILIDADE: Governo aumenta em 83% compras sustentáveis

SUSTENTABILIDADE: Governo aumenta em 83% compras sustentáveis

As compras públicas sustentáveis do Governo Federal realizadas nos três primeiros meses de 2012, aumentaram 83 por cento em relação às compras realizadas em todo o ano passado. Nesse trimestre foram gastos 12 milhões de reais com produtos considerados sustentáveis, ou seja, itens que podem ser reciclados, consomem menos água ou energia. Além disso, atendem a critérios sociais e econômicos, ao motivar a criação de novos mercados fornecedores e geradores de emprego e renda. Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Delfino Natal, esse aumento reflete a mudança de consciência dos gestores públicos e a consolidação da política de compras sustentáveis.

“A gente tem recebido um apoio e o objetivo é esse mesmo. É de disseminar essa prática e utilizar o poder de compras públicas em uma forma de induzir a melhor prática, uma responsabilidade social plena e as compras sustentáveis já estão integradas como políticas de gestão das compras públicas.”

Se comparado ao período de 2010, ano que a sustentabilidade tornou-se norma regulamentar nos processos licitatórios da Administração Pública, houve um crescimento de 61 por cento. Ao longo desse tempo, foram investidos 34 milhões na aquisição desses produtos. Desde então, o Governo Federal já realizou aproximadamente 1.500 licitações  sustentáveis. Para o secretário do Ministério do Planejamento, essas compras apresentam vantagens para a administração.

“Muitas vezes a vantajosidade não vem com o preço é por isso que vale à pena, às vezes, garantir que você está comprando um produto que tem a preocupação lá na oferta da condição de emprego, que tenha o controle dos resíduos e que propicie a prática da sustentabilidade, mas o que a gente vem observando é que este conceito estando inserido como uma prática e você ganhando escala ele não irá representar ao final um sobre preço.”

Entre os produtos sustentáveis mais adquiridos Administração Pública estão: cartucho de tinta reciclado e toner reciclado, ambos para impressora. Com o objetivo de identificar e valorizar as boas práticas de todas as esferas do governo, e incentivar as licitações, o Ministério do Planejamento lançou o Prêmio Equipe Sustentável e Edital Sustentável com inscrições abertas até o dia 31 de julho. Os prêmios variam de 15 mil a cinco mil reais

Facebook Comments

0 Comments

Leave A Reply

You must be logged in to post a comment.